Para promover um melhor entendimento sobre a fé processada pelos praticantes do candomblé e da umbanda, e das diversas vertentes existentes, o vereador Enfermeiro Fritz (PSD) solicitou à Comissão Permanente de Cidadania, Direitos Humanos e da Proteção à Mulher da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Ademir Santana (presidente), Pastor Jeremias Flores (vice), Dharleng Campos, Papy e Dr. Wilson Sami, a convocação de uma audiência pública.
Para o evento foram convidados representantes dos órgãos públicos, das Secretarias Especial de Cidadania de Mato Grosso do Sul e Municipal de Governo e Relações Institucionais, da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, da Associação Sotrayoruba e da Casa de Oração Caboclo Pena Branca.
Muitas das casas de oração, como são conhecidos os locais onde os praticantes se reúnem para realizar os cultos, oferecem atividades de atendimento a comunidade, como doação de roupas e alimentos, atendimento social e psicológico e cuidados com crianças e idosos. Além disso, muitas vezes, no dia a dia, é possível encontrar parte dessa cultura em diversos locais no município e atitudes pessoais.
Entretanto, a desinformação e a falta de conhecimento sobre as crenças oriundas do continente africano, que chegaram ao Brasil juntamente com os escravos trazidos de diversos países da África, entre os séculos XVI e XIX, proporcionam uma visão diferenciada do que a atuação dos grupos poderia ser para a sociedade.
Com a dificuldade de expressar as convicções e as crenças, os crédulos passaram a se adequar conforme a região. As matrizes culturais e religiosas foram se adequando e deram origem a territórios tradicionais. Em muitos casos houve a necessidade de um sincretismo entre as religiões para que as pessoas pudessem exercer as atividades. Entre as práticas religiosas das casas tradicionais de matriz africana estão o candomblé, o batuque, o tambor de mina, a pajelança, a umbanda, a macumba, o catimbó, o Ifá e a jurema sagrada.
Serviço
Audiência Pública de Defesa e Inclusão como Cultura das Religiões de Matriz Africana
Data: Quinta-feira – 24.10.19
Horário: 19h
Local: Plenário Edroim Reverdito – Câmara Municipal de Campo Grande
Endereço: Rua Ricardo Brandão, 1.600, Jatiúka Park.