Na próxima quinta-feira, 4, o Instituto Butantan vai receber um novo carregamento de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) proveniente da China. Serão 8 mil litros de matéria prima, o que permitirá a produção de 14 milhões de doses da CoronaVac. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta segunda-feira, 1º. Segundo o tucano, ainda em março, o Butantan entregará ao Ministério da Saúde mais vacinas do que o previsto inicialmente.
“São Paulo vai entregar mais 21 milhões de doses da vacina do Butantan neste mês de março para o Ministério da Saúde, 17% a mais do que o previsto anteriormente”, afirmou Doria.
Segundo o governador, o aumento na produção das vacinas se deve ao fato de que, agora, o Instituto Butantan opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com isso, o governo de São Paulo promete entregar o total de 100 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde até 30 de agosto, um mês antes do prazo previsto em contrato. O documento garante que as primeiras 100 milhões de vacinas do Butantan devem, obrigatoriamente, ser repassadas para serem usadas no Plano Nacional de Imunização.
Após a entrega completa, Doria pretende comprar novas doses da vacina para vacinar exclusivamente a população de São Paulo.
Vacinas podem alterar o nosso DNA?
As fake news sobre a vacina da covid-19 são cada vez mais absurdas. Já falaram que transforma em jacaré, que dá autismo, que implanta um chip chinês e por aí vai. A mais nova balela é que ela altera o seu DNA, mas de onde tiraram essa ideia maluca?
Créditos Anita Efraim, do Yahoo News!
Imagem Cris Faga/NurPhoto via Getty Images